Colaboradores

Doutor em Educação (Departamento de Ciências Sociais e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2019), Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei, 2014), Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2012) e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação Paulistana (FAEP, 2021). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), onde integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Sociedade, Arte e Educação (EISAE) e desenvolve pesquisas sobre a relação entre origens sociais, oportunidades educacionais e o papel das políticas públicas. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES) - vinculado ao Departamento de Ciências Sociais na Educação da Universidade Estadual de Campinas. Colaborador junto ao Grupo Interinstitucional de Pesquisas sobre o Ensino Médio Brasileiro (EM Pesquisa). Temas de interesse: Origens Sociais e Oportunidades Educacionais; Políticas Públicas e Gestão; Sociologia da Educação; Sistemas Educacionais ; Desigualdades Educacionais e Escolares; Avaliação e Gestão da Educação Pública; Políticas Públicas Educacionais; Conhecimento e Sociedade; Educação e Democracia.


Investigadora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutora em educação com ênfase em Ciências Sociais pela Unicamp (2019) com financiamento da FAPESP. Foi Visiting Research Fellow na University of Roehampton, Londres/UK (2017-2018), com financiamento da FAPESP. Participou de uma missão de estudos na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, FLACSO/Argentina (2014), com financiamento do CNPq. Realizou estágio de pesquisa na Universidad Pedagógica Nacional, Ciudad de México (2019), com financiamento da FAPESP. É mestre em Educação e Ciências Sociais pela Unicamp (2013), com estágio de pesquisa na Universidad Iberoamericana Ciudad de México, financiados pela FAPESP. Graduou-se na Unicamp, com períodos de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, e Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina. Autora do livro: Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira, Rio de Janeiro, Editora Lamparina, 2016. Consultora da Campanha Latinoamericana pelo direito à educação (CLADE) para os temas: Redes corporativas em processos de privatização da educação na América Latina (2014 e 2017) e Organizações multilaterais e financiamento da educação (2020). Principais temas de pesquisa: Reforma educativa na América Latina; Empresários e Educação; Redes políticas e educação.


É professora doutora e atual coordenadora do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Também foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos anos de 2005 a 2007. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (2005), doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e pós-doutorado na área de Políticas Públicas (2012 e 2013). Foi gestora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas nos anos de 2014 e 2015. Realiza pesquisas no âmbito do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp na área de Gestão de Políticas Públicas, com ênfase em redes colaborativas, economia comportamental e avaliação de políticas sociais.


Doutora (2018) e mestra (2011) em Educação e Ciências Sociais, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Vistiting graduate researcher em Social Sciences & Comparative Education, na University of California-Los Angeles (2014-2015). Especialista em Psicopedagogia (2006) e graduada em Pedagogia (2004) pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui experiência em docência e em gestão na educação básica; docência no ensino superior (público e privado) e em projetos desenvolvidos por Organizações não Governamentais (Educafro, Alfabetização Solidária e Mova). Pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento nas áreas das ciências humanas nos seguintes temas: equidade e acesso à educação; ações afirmativas; educação para as relações étnico-raciais; educação anti-racista; Infâncias e educação infantil; migrações internacionais e educação, Sociologia da Educação, Políticas Públicas e Sociais, Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Educação. 


Professora da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PB) e membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (LEPPE) e do Centro de Estudos em Políticas Educativas (CEPE). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2006), Mestrado em Educação pela Universidade de Granada (UGR, 2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB 2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), junto ao Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas. As pesquisas realizadas nos últimos anos envolvem os seguintes temas: Políticas de Avaliação, Currículo e Trabalho Docente, Reformas Educativas, Gerencialismo, Formação de Professores, Internacionalização e Transnacionalização Educativa e Educação Comparada.


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (1976), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014).Entre 1978 e 1996 foi professora de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos. No mesmo período foi professora de Psicologia geral e Psicologia do Desenvolvimento no curso de Pedagogia da mesma Universidade. Também foi responsável pela cadeira de Ética do curso de Filosofia . Entre 1997 e 2012 , respondeu também pelas disciplinas de Psicologia da Comunicação , no curso de Comunicação Social e da recém introduzida Psicologia Jurídica , do curso de Direito da Universidade Católica de Santos. Ministrou a disciplina de Psicologia Jurídica em 2015 na Unimonte , em Santos. Foi professora convidada do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia . Atualmente é parecerista da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas. Participa do Programa de Pós Graduação em Educação da Unicamp, nos grupos de pesquisa GPPES ( Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, Educação e Sociedade) e GEPEJA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos).Tem experiência na área de educação e estudos de gênero e raciais , com ênfase nos estudos dos pensadores africanos e da diáspora. Dedica-se atualmente aos estudos sobre temas de interface entre psicologia e educação, psicologia e antropologia (principalmente relacionados às questões de gênero e étnico-raciais), psicologia e filosofia e estudos sobre o pós-colonialismo. 


Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupe (1993), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é Coordenadora do CEDEM/UNESP; professora livre-docente da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP - campus de Araraquara. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento estudantil, ditadura militar no brasil, 1968: aspectos políticos, violência revolucionária e ditadura militar no brasil; socialismo; liberalismo.