Docentes

Professor Doutor II no Departamento de Ciências Sociais na Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Editor Científico da Revista ETD - Educação Temática Digital (Qualis A1 na área de Educação). Pós-doutor (2014), Doutor (2013), Mestre (2007) e Bacharel/Licenciado (2004), todos os títulos em Sociologia obtidos pela Unicamp. Estágio Doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales EHESS/Paris (2011). Tem experiência nas áreas de Sociologia Política e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Social, Sociologia da Educação, Sociologia dos Intelectuais, História das ideias e Sociologia Francesa. Menção honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2014 na área de Sociologia com a Tese "A Sociologia Política de Raymond Aron". Autor do livro O Liberalismo de Ralf Dahrendorf. Classes, Conflito Social e Liberdade. Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. E-mail: acdiasjr@unicamp.br


Possui pós doutorado em Sociologia pelo Laboratoire Genre, Travail e Mobilité (GTM) - Centre de Recherche Sociologiques et Politiques (CRESPPA), 2011 e pelo Centre de Recherche sur le Brésil Contemporain(CRBC), Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), (2003), ambos em Paris- França. Realizou missão de trabalho em mobilidade internacional na Universidade Jean Piaget, em Praia, Cabo Verde- África (2015). Coordenada o Acordo de Cooperação Internacional entre UNICAMP e a Universidade Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real- Portugal (desde 2019). Possui Doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), 1997. Mestrado em Ciências Sociais,1989 e Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, 1984 - todos na UNICAMP. Foi da membro Diretoria do CEDES (2009 a 2015), Coordenadora do GT-14 Sociologia e Educação da ANPED (2013 a 2015), Diretora Associada da FE/UNICAMP (2016 a 2020) e é Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais (DECISE), FE/UNICAMP. Participa do Programa de Pós Graduação em Educação, da Linha Educação e Ciências Sociais e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES). É pesquisadora PQ CNPq e tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos temas: Educação e Escolarização, Pensamento sócio educacional brasileiro, Florestan Fernandes, Paulo Freire e Estado, Políticas Públicas. E-mail: dmazza@unicamp.br


Possui graduação em Pedagogia (1991), mestrado (1996) e doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE) da Faculdade de Educação/Unicamp. Foi diretora da FE/Unicamp no período de maio/2016 a maio/2020 e presidente do FORUMDIR (Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras). Foi coordenadora de graduação (pedagogia e licenciaturas) na Unicamp e membro da diretoria do CEDES. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) da FE e bolsista Produtividade-CNPq. É membro do GT Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos da Anped e integra a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (https://mulherescientistas.org/). Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação focadas nas relações entre ensino médio, juventude e cultura. E-mail: dircezan@unicamp.br


Gabriela Guarnieri de Campos Tebet foi professora de creche em São Carlos/SP de 2004 a 2014 e desde então é professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, vinculada aos grupos de pesquisa GPPES e DiS. Militante, pesquisadora e docente da educação infantil, interessa-se pelos bebês e pelas relações geracionais, étnico-raciais e de gênero, a partir de diálogos com a Filosofia da Diferença, com a Sociologia, Antropologia e com a Geografia. Orientou mais de 30 TCCs, BAS, e Iniciações Científicas desde que chegou à UNICAMP. Organizou eventos de grande porte e participa de diversas comissões e projetos em parceria com a rede pública (dentre os quais, o projeto Bebês, financiado pela FAPESP, o PIBID, o Ciclo de Oficinas em Múltiplas Linguagens e o grupo de estudos BebÊEEducação). Foi coordenadora associada das Licenciaturas junto com a profa. Alexandrina Monteiro, chefe de departamento do Departamento de Ciências Sociais na Educação, Membro dos Conselhos Municipal de Educação de São Carlos e de Campinas e membro da Comissão Assessora da Diversidade étnico-racial da UNICAMP (CADER). É mãe do Matheus e nas horas vagas adora dançar, fazer arte, ir à praia ou à uma cachoeira. Dentre suas obras, destacam-se a organização dos livros Trabalhando a Diferença na Educação Infantil" (Com Anete Abramowicz, Walter Silverio e Fabiana Oliveira"; "Infância e Pós-Estruturalismo" (com Anete Abramowicz), "Estudos de Bebês e diálogos com a Sociologia"; "Geografia das crianças, dos jovens e das famílias" (com Maria Lídia Fernandes e Jader Lopes) e "Giro Epistemológico para uma educação anti-racista" (com Ellen de Souza e Sidnei Barreto). E-mail: gabigt@unicamp.br

Sites:

http://bebeeeducacao.blogspot.com.br,http://bebeeeducacao.blogspot.com.br/2016/05/memorias-da-educacao-infantil-histo…

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade São Francisco e Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Doutorado em Educação pela Faculdade de educação da Universidade de São Paulo. Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como diretora de creche e de pré-escola na rede municipal de São Paulo e na Secretaria Estadual do Menor. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP ? no departamento de Ciências Sociais na Educação e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar. Pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e Grupo de Pesquisa em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES). Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: Política Públicas em Educação, Educação Infantil, Gestão Escolar. Membro da diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Atuou como membro da coordenação do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo no período de 2012 à 2017.


Possui Mestrado em Estado, Educação e Sociedade pela Facultad Latinoamericana en Ciencias Sociales - FLACSO/Argentina (1987), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) . Pós-doutoramento na Maryland University (EUA) (2015 -2016) onde realizou a pesquisa " The Educação Policy in the United States and its influence no Brazil". Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política, Educação e Sociedade - GPPES. É co-coordenadora do Grupo Interinstitucional EMpesquisa. Possui Bolsa Produtividade pelo CNPq. Foi coordenadora do Programa de Centros Associados - CAPES - Brasil/Argentina Atualmente é representante da Pós graduação em Educação/FE -Unicamp na Rede Latino-americana de Metodologia em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ação pública, América Latina, Ensino Médio, e gestão da educação e da escola . blog: noraunicamp.blogspot.com E-mail: norak@unicamp.br

Sites:

http://noraunicamp.blogspot.com/