Docentes

Professor Doutor II no Departamento de Ciências Sociais na Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Editor Científico da Revista ETD - Educação Temática Digital (Qualis A1 na área de Educação). Pós-doutor (2014), Doutor (2013), Mestre (2007) e Bacharel/Licenciado (2004), todos os títulos em Sociologia obtidos pela Unicamp. Estágio Doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales EHESS/Paris (2011). Tem experiência nas áreas de Sociologia Política e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Social, Sociologia da Educação, Sociologia dos Intelectuais, História das ideias e Sociologia Francesa. Menção honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2014 na área de Sociologia com a Tese "A Sociologia Política de Raymond Aron". Autor do livro O Liberalismo de Ralf Dahrendorf. Classes, Conflito Social e Liberdade. Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. E-mail: acdiasjr@unicamp.br


Professora Associada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação (FE), Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE). Possui Doutorado em Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), (1997). Mestrado em Ciências Sociais na Educação (1989), Graduação em Educação (1984),todos na UNICAMP. Foi pesquisadora visitante no Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA), Laboratoire Genre, Travail e Mobilité (GTM) (2011- 2012), e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Centre de Recherche sur le Brésil Colonial et Contemporain (CRBC), (2002- 2003), Paris . Realizou missão de trabalho em mobilidade internacional na Universidade Jean Piaget, Praia, Cabo Verde- África (2015). No momento, atua como pesquisadora na EHESS, Laboratoire Mondes Américains, Paris, à convite de Monica Raisa Schpun, contando com o apoio da FAPESP. Coordena o Acordo de Cooperação Internacional entre UNICAMP e a Universidade Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real- Portugal (desde 2019). Foi membro da Diretoria do CEDES (2009 a 2015), Coordenadora do GT-14 Sociologia e Educação da ANPED (2013 a 2015), Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), (2010- 2015), Diretora Associada da FE/UNICAMP (2016 a 2020). É Editora Associada da Revista Educação e Sociedade (desde 2022). Participa do Programa de Pós Graduação em Educação, Linha Educação e Ciências Sociais, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade (GPPES). É pesquisadora do CNPq e tem experiência na área de Sociologia, Cultura e Educação, atuando principalmente nos temas: Pensamento social e educacional brasileiro, Florestan Fernandes, Paulo Freire e Estado e Políticas Públicas. Orcid https://orcid.org/0000-0002-8968-4597.


Possui graduação em Pedagogia (1991), mestrado (1996) e doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE) da Faculdade de Educação/Unicamp. Foi diretora da FE/Unicamp no período de maio/2016 a maio/2020 e presidente do FORUMDIR (Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras). Foi coordenadora de graduação (pedagogia e licenciaturas) na Unicamp e membro da diretoria do CEDES. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (GPPES) da FE e bolsista Produtividade-CNPq. É coordenadora do GT Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos da Anped e membro do GT Sociologia da Juventude (Sociedade Brasileira de Sociologia) e da Rede de Pesquisa em Juventude no Brasil. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Educação focadas nas relações entre ensino médio, juventude e cultura.


Professor em regime de dedicação exclusiva do Departamento de Ciências Sociais e Educação (DECISE), da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Ciências Sociais (1998) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Licenciado em Ciências Sociais (2007) pela Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia (2010) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Possui experiência nas seguintes áreas: 1) Sociologia com ênfase em Sociologia dos Movimentos Sociais e Sociologia dos Conflitos Ambientais e nos seguintes temas: Movimentos Populares; Movimentos Socioambientais; Movimentos Camponeses e Agroecologia; Insurreições. 2) Educação com ênfase em Educação e Antropoceno (Capitaloceno); Educação Popular; Formaçao Política e Cosmologias. Líder do GEPEDISC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sociocultural. Eleito, em fevereiro de 2024, representante docente da bancada geral MS.3 para o mandato de abril 2024 a março de 2026. Eleito, em maio de 2024, para 2o vice-Presidente da Diretoria da Associação dos Docentes da Unicamp (ADUNICAMP), para a gestão de maio de 2024 a abril de 2026.


Possui Mestrado em Estado, Educação e Sociedade pela Facultad Latinoamericana en Ciencias Sociales - FLACSO/Argentina (1987), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) . Pós-doutoramento na Maryland University (EUA) (2015 -2016) onde realizou a pesquisa " The Educação Policy in the United States and its influence no Brazil". Atualmente é Professora Associada e Coordenadora de Pesquisa e Divulgação Cientifica da Faculdade de Educação/ Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política, Educação e Sociedade - GPPES. É co-coordenadora do Grupo Interinstitucional EMpesquisa. Possui Bolsa Produtividade pelo CNPq. Foi coordenadora do Programa de Centros Associados - CAPES - Brasil/Argentina Atualmente é representante da Pós graduação em Educação/FE -Unicamp na Rede Latino-americana de Metodologia em Ciências Sociais e coordenadora do Projeto Políticas Públicas de Educação, Estado e Sociedade: reverberações na formação humana no Programa de Internacionalização Capes-Print na FE/Unicamp e membro do GT da Clacso Politicas Educativas y Derecho a la Educación. Na Anped atua no comitê científico como avaliador ad hoc do GT 5 - Estado, politica e educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes tópicos: ação pública, América Latina, pesquisa comparada, Ensino Médio, governança e gestão da educação e da escola .blog: noraunicamp.blogspot.comemail: norak@unicamp.br/ 3105nora@gmail.com