Apresentação e Linhas de Pesquisa

APRESENTAÇÃO

O GPPES tem como foco o estudo da relação entre Política, Educação e Sociedade numa perspectiva interdisciplinar. A partir dessa abordagem considera também diferentes perspectivas sobre infância, juventude e adultez e suas influências nas políticas educacionais e em práticas sociais.

Desenvolve pesquisas e oferece disciplinas sobre: processos de formulação e implementação de políticas educacionais nos âmbitos local, nacional, regional e internacional, bem como o papel dos movimentos sociais nesse processo; formas de organização e governança nos diferentes níveis do sistema educativo; dinâmicas e cultura escolar; teorias sócio-políticas que abordam as relações entre Estado, Sociedade e Educação.

É a partir de tais perspectivas que o GPPES discute a produção das diferenças e desigualdades sociais que marcam as pesquisas da Linha de Pesquisa 2 – Ciências Sociais na Educação do PPGE da Faculdade de Educação da Unicamp.

LINHAS DE PESQUISA

1. Políticas Públicas e Educação

Estudo do cenário educacional contemporâneo a partir da análise das politicas públicas que revelam impactos na educação.

Dirce Djanira Pacheco e Zan

Luciana Leandro da Silva

Mara Fernanda Chiari Pires

2. Sociedade, Estado e Educação

Estudo dos processos de definição de prioridades e formulação das politicas públicas, os papeis dos diferentes atores sociais, políticos e institucionais, nacionais e internacionais, no marco de diferentes lógicas de regulação social.

Erika Moreira Martins

Juliana Pires de Arruda Leite

3. Educação e Pensamento Social

Estudo das teorias políticas e do papel assumido pela educação no interior de suas propostas de legitimação e/ou transformação do "status quo".

Maria Ribeiro do Valle

4. Gestão Publica da Educação

Análise da organização e gestão dos diversos níveis de ensino e sistemas de educação no Brasil e sua relação com o novo modelo de regulação social.

Docente:

5. Juventude e Escola

Estudo das políticas para juventude, a cultura e movimentos sociais juvenis. Foca-se também no estudo das políticas de  ensino médio.

Dirce Djanira Pacheco e Zan

6. Educação na América Latina

Estudar, a partir de uma perspectiva comparada, as políticas educacionais, a participação dos diferentes atores e os processos de regionalização na América Latina.

Docente:

COORDENAÇÃO

Gestão 2022

Profa. Dra. Nora Rut Krawczyk (Coordenadora)

Prof. Dr. Cássio José de Oliveira Silva (Coordenador Associado)